GOVERNANÇA CORPORATIVA

Capacitação para gerar resultados

  • Quem Somos

  • /
  • Gestão

  • /
  • Governança

GOVERNANÇA CORPORATIVA

A Construtora Barbosa Mello (CBM) acredita na capacidade criativa das pessoas e busca transformar o bem-estar de todos os públicos com os quais interage, inclusive acionistas, sócios e colaboradores. Isto também é desenvolvimento sustentável, um valor para a empresa, e está refletido no sistema de governança da CBM.

 

A empresa preocupa-se em manter relacionamentos sadios e transparentes, fortalecendo parcerias com confiança, outro valor inalienável. A governança corporativa garante que todos estejam alinhados aos interesses da organização, contribuindo para o alcance de resultados de curto, médio e longo prazo, para a longevidade da empresa e para o bem comum.

Veja mais:

Gestão.comCBM

A Construtora Barbosa Mello adota o modelo de gestão empresarial Gestão.comCBM, que consiste em abordar conhecimentos específicos de diversos setores e transportá-los para o ambiente empresarial. Assim, foca-se em expertise para gerar resultados de imagem, produtividade, rentabilidade com liquidez, desenvolvimento e formação de pessoas. A empresa valoriza fortemente a transmissão de conhecimentos de gerações passadas para as lideranças atuais e futuras. Por isso, ressalta-se que:

 

a) a Construtora Barbosa Mello tem se estruturado na capacidade de pensar e agir das pessoas, com seu alto padrão moral, técnico e empresarial;

b) o pensamento deve preceder todas as realizações na forma de sistematização do conhecimento e planejamento.

 

Para consolidar este modelo de gestão de maneira progressiva, são adotados os seguintes pilares empresariais:

 

Pessoas

A empresa é constituída de pessoas para servirem pessoas. Nesse contexto, considera-se que os indivíduos que cooperam para o equilíbrio do ambiente empresarial fazem parte dos seguintes grupos: clientes, parceiros internos (colaboradores), parceiros externos (fornecedores, prestadores) e sociedade (comunidade). Na Construtora Barbosa Mello, o líder deve assumir a postura de empresário, aquele que conduz um negócio, em base permanente (valores), capaz de gerar resultados cada vez melhores.

 

Negócio 

Para planejar, executar, acompanhar e avaliar sistematicamente o que foi pactuado, o líder precisa ter FOCO! O foco é na parceria com confiança e na comunicação empresarial (3º pilar). Parceria com confiança: contrato moral e psicológico estabelecido entre o líder e o liderado para atingir os resultados pactuados. A confiança deve se estabelecer em todos os níveis:

  • Moral – afinidade de princípios e valores pessoais;
  • Conceitual – alinhamento assegurado da cultura organizacional e dos conceitos empresariais adotados (leis internas e externas);
  • Profissional – domínio (capacidade e conhecimento) para exercer o que foi delegado;
  • Afetiva – é a base das relações interpessoais, que promove sinergia e alegria no ambiente de trabalho.

 

Comunicação Empresarial

Comunicar é tornar a essência e objetivos comuns, estimular a criatividade / inovação, dando a liberdade de dizer o que pensa e sente e gerar impacto na produtividade (fazer mais e melhor, focando no que é o certo para a empresa e não em quem está certo). Focada em resultados, a CBM transforma contextos atuais em cenários almejados. Os resultados estão ligados à sobrevivência, crescimento e sustentabilidade.

  • Satisfazer o cliente com serviços que resultem na melhoria da qualidade de vida das comunidades em que se encontram;
  • Contribuir para o desenvolvimento social, econômico, tecnológico e empresarial das comunidades onde atua;
  • Criar oportunidades de trabalho e desenvolvimento para as pessoas, mediante reinvestimento dos resultados gerados pelos próprios negócios;
  • Gerar riquezas por meio da arrecadação de impostos e encargos;
  • Assegurar respeito permanente ao meio ambiente.

Macroestrutura

A CBM é formada por pessoas dispostas a entregarem o melhor de si. Os colaboradores engajam-se e demonstram espírito de servir no dia a dia de trabalho, um valor para a companhia. A empresa adota o modelo de macroestrutura, com pessoas certas nos lugares certos e cientes das responsabilidades que têm.

 

Conheça a diretoria CBM

 

DIRETOR PRESIDENTE – Guilherme Moreira Teixeira
Guilherme Moreira Teixeira foi nomeado Diretor Presidente da Construtora Barbosa Mello em 1989. Ingressou na CBM em 1983, como auxiliar de engenharia, posteriormente ocupando os cargos de engenheiro de obras (a partir de 1985), diretor (1986) e engenheiro responsável técnico de obras (1986). É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

VICE-PRESIDENTE CORPORATIVA – Alícia Maria Gross Figueiró
Alícia Maria Gross Figueiró é vice-presidente corporativa da Construtora Barbosa Mello desde 2016. Foi diretora da CBM entre 2011 e 2016. Possui experiência nos cargos de Vice-Presidente Executiva, Diretora de Relações com Investidores, Superintendente de Administração e Finanças, Gerente Financeira e Auditora. É graduada em Ciências Contábeis e em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), com pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Dom Cabral (FDC).

 

DIRETOR DE ENGENHARIA – Rodrigo Gorgulho de Vasconcellos Lanna
Rodrigo Gorgulho de Vasconcellos Lanna assumiu a Diretoria de Engenharia da Construtora Barbosa Mello em 1992. Possui experiência profissional nos cargos de engenheiro residente, engenheiro chefe de obras e engenheiro supervisor de obras. É graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Kennedy.

 

DIRETOR DE OPERAÇÕES – Júlio César de Melo Franco Filho
Júlio César de Melo Franco Filho assumiu a Diretoria de Operações da Construtora Barbosa Mello em 2020. Possui experiência profissional nos cargos de engenheiro de produção, gerente de contrato, superintendente de operações, diretor de operações, diretor comercial privado e diretor presidente. É graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).

 

 

 

Demonstrações Financeiras

A Construtora Barbosa Mello (CBM) faz parte do desenvolvimento sustentável da infraestrutura brasileira. Nesta jornada, acreditamos que podemos gerar valor nos negócios e em toda nossa cadeia, construindo relações éticas e transparentes. Os resultados econômico-financeiros da CBM refletem o compromisso da empresa com a excelência técnica, integridade e sustentabilidade dos seus negócios.

Certificações

A Construtora Barbosa Mello (CBM) recebeu a chancela na norma ISO 37001:2016 e atestação ISO 19600:2014, que evidenciam a eficácia do Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno da empresa. Além destas, a CBM possui também a ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental),  ISO 45001 (Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional), o PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) e PMQP-H (Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade do Habitat).

 

Com as certificações, além de padronizar as normas internas e procedimentos, a CBM assegura o seu alinhamento a modelos de gestão reconhecidos nacional e internacionalmente. Para isso, a empresa passa por processos de auditorias anuais tanto na sede quanto nas obras, o que demonstra a existência de parâmetros de trabalho difundidos e consolidados em diversos pontos do território nacional. Conheça as normas e certificações atendidas pela CBM: