Notícias - Barbosa Mello avança com implantação do BIM no Pará

Empresa é uma das pioneiras na utilização do Building Information Modeling no segmento de construção pesada

  • Notícias - Barbosa Mello avança com implantação do BIM no Pará

Barbosa Mello avança com implantação do BIM no Pará


Empresa é uma das pioneiras na utilização do Building Information Modeling no segmento de construção pesada



Uma das primeiras construtoras do setor de infraestrutura no Brasil a utilizar o BIM (Building Information Modeling), a Construtora Barbosa Mello (CBM) avança com o projeto de modelagem virtual na Obra Gelado, no Pará. Informações relevantes para o planejamento da obra já são gerenciadas por meio da solução, como quantitativo de serviços e insumos.


No futuro parte da medição poderá ser automatizada com geração de memórias de cálculo e visão do que está sendo medido no momento atual e do que foi medido em momentos anteriores. Tudo isso melhora a confiabilidade das informações, uma vez que partem, de forma centralizada, do modelo BIM.


Por ele, a obra é construída virtualmente, antes da execução real, permitindo prever e consequentemente corrigir, com antecedência, desvios de execução. Todas as disciplinas (terraplenagem, civil, arquitetura, estruturas metálicas, hidráulica, elétrica, etc) podem ser sobrepostas, facilitando a coordenação e análise crítica do projeto como um todo.


Dessa forma, é possível evitar interferências entre projetos, como, por exemplo, sobreposição de talude do espessador em relação à central de peneiramento, identificado com antecedência e possibilitando a correção do projeto antes da execução. A iniciativa gera resultados nos cinco pilares do Inova:


- Engenharia de gente, com a formação de profissionais e a consolidação de know-how para aplicação da modelagem virtual em projetos da Barbosa Mello. 

- Excelência operacional, assegurando uma gestão por indicadores em diversas dimensões integradas e ganhos em produtividade. 

- Crescimento sustentável, pois amplia a competitividade da empresa no setor. 

- Transformação digital, com soluções inovadoras de engenharia. 

- Ponta é centro, conectando obra e setores corporativos para a execução do projeto.