Notícias - Barbosa Mello inicia revitalização de novo trecho da Ferrovia Rumo

Novo contrato é o oitavo projeto de ferrovia desenvolvido pela Construtora

  • Notícias - Barbosa Mello inicia revitalização de novo trecho da Ferrovia Rumo

Barbosa Mello inicia revitalização de novo trecho da Ferrovia Rumo


Novo contrato é o oitavo projeto de ferrovia desenvolvido pela Construtora



A Construtora Barbosa Mello (CBM), em consórcio com a Construtora Trindade (Cotrin), iniciou a revitalização do terceiro trecho da Ferrovia Rumo. O processo de revitalização deste trecho, que vai de Votuporanga a Fernandópolis, no estado de São Paulo, está previsto para terminar em 15 de outubro de 2018.  

 

A modernização consiste na troca dos dormentes de madeira pelos de aço, no intuito de proporcionar ganho de velocidade para os vagões no transporte de grãos e cereais de Rondonópolis (Mato Grosso) para o Porto de Santos (SP).

  

O consórcio foi responsável pela modernização do primeiro e do segundo trechos, de 60 e 20 quilômetros, respectivamente, da ferrovia. Desta vez, a revitalização será de 48 quilômetros. Em todo o Brasil, a Rumo opera mais de 12 mil quilômetros de trilhos, a maior malha ferroviária do país.

 

A escolha do consórcio se deu devido à grande confiança da empresa de logística Rumo nas duas construtoras, que já deram provas de excelência na execução desse tipo de obra em contratos anteriores.

 

Segundo o engenheiro de planejamento da CBM, Rafael Passos Pena, este novo contrato se beneficiará da expertise dos projetos anteriores, proporcionando ganhos de produtividade, pois a mão de obra já é especializada e capacitada para o desenvolvimento das atividades. “A Rumo tem grande confiança no nosso trabalho, o que muito nos orgulha”, afirma o engenheiro.

 

Outros projetos

 

Anteriormente, a Construtora Barbosa Mello realizou a revitalização de outros dois trechos da via, também em consórcio, entre Bálsamo e Simonsen e também entre as cidades de Uchoa e o distrito de Engenheiro Schmitt, ambos no interior de São Paulo. As duas obras foram responsáveis pela geração de quase mil empregos diretos, o que contribuiu, de forma expressiva, para o desenvolvimento das regiões.

  

Contratada pela empresa de logística Rumo, este é o oitavo projeto de ferrovia desenvolvido pela Barbosa Mello. A empresa já executou obras como a Duplicação da Estrada de Ferro Carajás/Vale (PA), a Ferrovia Integração Oeste Leste (BA), o Contorno Ferroviário e Oficinas/RFFSA (MG) e a Superestrutura Ferroviária do Trem Metropolitano de Belo Horizonte/CBTU (MG).