Notícias - Certificações reconhecem excelência da Barbosa Mello

Auditorias atestam o compromisso com a ética, qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional

  • Notícias - Certificações reconhecem excelência da Barbosa Mello

Certificações reconhecem excelência da Barbosa Mello


Auditorias atestam o compromisso com a ética, qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional



Recém-conquistadas pela Construtora Barbosa Mello (CBM), a certificação na ISO 37001:2016 e atestação ISO 19600:2014 evidenciam a eficácia do Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno da empresa. Esse resultado se soma a uma série de selos e certificados que, em conjunto, atestam o compromisso da CBM de atuar com excelência, responsabilidade, integridade e transparência.


Ao longo dos anos, a Construtora recebeu a chancela nas normas ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental), o OHSAS 18001 (Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional), o PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) e PMQP-H (Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade do Habitat).


Com as certificações, além de padronizar as normas internas e procedimentos, a CBM assegura o seu alinhamento a modelos de gestão reconhecidos nacional e internacionalmente. Para isso, a empresa passa por processos de auditorias anuais tanto na sede quanto nas obras, o que demonstra a existência de parâmetros de trabalho difundidos e consolidados em diversos pontos do território nacional.


Conheça as normas e certificações atendidas pela CBM:


- ISO 37001: especifica requisitos e fornece orientações para o estabelecimento, implementação, manutencão, análise crítica e melhoria de um Sistema de Gestão Antissuborno.


- ISO 19600: diretrizes que auxiliam empresas a melhorar e expandir a abordagem existente para gerenciamento da conformidade do Sistema de Gestão de Compliance.


- ISO 9001: estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente, conformidade de produto às suas respectivas especificações. O objetivo do selo é prover confiança de que a empresa poderá fornecer, de forma consistente e repetitiva, bens e serviços de acordo com o que foi especificado.


- ISO 14001: especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais. A norma leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela.


- OHSAS 18001: norma de Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO) que visa proteger e assegurar que os colaboradores de uma organização tenham um ambiente de trabalho saudável e seguro.


- PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat): instrumento do Governo Federal para organizar o setor da construção civil em torno da melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva, por meio da qualificação de construtoras, mão de obra, fornecedores de materiais e serviços, entre outros.


- PMQP-H (Programa Mineiro da Qualidade e Produtividade do Habitat): programa realizado pelo Governo do Estado em parceria com a iniciativa privada, que visa à modernização tecnológica, organizacional e gerencial da cadeia produtiva das obras públicas, por meio de adesão gradativa ao sistema da qualidade.