Notícias - Consórcio HTBM conquista marco importante em segurança

Empresa atinge 1,5 milhão de horas trabalhadas sem acidentes no Porto Alegre Airport

  • Notícias - Consórcio HTBM conquista marco importante em segurança

Consórcio HTBM conquista marco importante em segurança


Empresa atinge 1,5 milhão de horas trabalhadas sem acidentes no Porto Alegre Airport



O Consórcio HTBM, responsável pelas obras de expansão e melhorias do Porto Alegre Airport, no Rio Grande do Sul, acaba de atingir um marco importante: 1,5 milhão de homens horas trabalhadas sem acidentes com afastamento. O Consórcio é constituído pelas construtoras HTB, Tedesco e Barbosa Mello, que comemoram o resultado obtido em outubro último.


Segundo o superintendente de negócio do Consórcio HTBM, Ciro Savoy, a segurança e saúde dos colaboradores são valores para as consorciadas, que se transformam em ações diárias de cuidado com a vida. “Temos desenvolvido um trabalho com foco na conscientização, valorização e comprometimento dos líderes e suas equipes. Com esse objetivo, nossa área de Qualidade, Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (QSM) promove diversas iniciativas para orientar os colaboradores sobre a prevenção de acidentes e a preservação da integridade física e mental. Os profissionais dedicam-se, ainda, à identificação e mitigação dos riscos existentes em cada uma das atividades realizadas no projeto”, relata o gestor.


Nas palavras de Thiago Teixeira, gerente de QMS da obra, o índice – expressivo no setor de construção civil – é uma conquista significativa, que reflete uma visão sistêmica e processos consistentes. “Resultado dos programas em Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (SSMA) implantados na obra, o marco que alcançamos em outubro demonstra a efetividade das ações e indica que estamos no caminho certo”, afirma Teixeira.


Além dos Programas de SSMA, o Consórcio HTBM também tem inovado tecnologicamente nos processos para antecipar soluções e obter ganhos de gestão. Por meio de um aplicativo para smartphone, tablet e computador, a equipe agiliza a gestão de inspeções e desvios relacionados às normas regulamentadoras (NR) do setor. Além disso, a plataforma permite registrar o requisito violado, evidências, análise de causa, plano de ação e enviar e-mails às partes interessadas. “Atuamos rapidamente nas respostas aos incidentes, promovendo ações imediatas para tratar e mitigar estes eventos, o que diminui consideravelmente o risco de acidentes”, finaliza Ciro Savoy.


Nossos Programas de Saúde e Segurança


Equipe Segura


Programa com avaliação mensal, por meio de auditoria, para verificar o engajamento dos encarregados de obras e suas equipes aos padrões de SSMA, incluindo a aplicação dos requisitos legais. Visa garantir a adoção das melhores práticas na prevenção de acidentes de trabalho e ambientais, por meio do reconhecimento meritocrático dos encarregados e equipes.


Sistema Alerta


Programa que desenvolve a percepção de riscos à medida que incentiva os colaboradores a identificar e tratar continuamente as condições inseguras que possam causar acidentes de trabalho ou ambientais no dia a dia.


Matriz de Comprometimento


Programa que evidencia o comprometimento das lideranças, por meio da participação em atividades de prevenção contra os acidentes pessoais e ambientais.