Notícias - Construtora Barbosa Mello é primeiro lugar no Prêmio SICEPOT

Mais uma vez, projetos de saúde e segurança desenvolvidos pela CBM são vencedores em suas categorias

  • Notícias - Construtora Barbosa Mello é primeiro lugar no Prêmio SICEPOT

Construtora Barbosa Mello é primeiro lugar no Prêmio SICEPOT


Mais uma vez, projetos de saúde e segurança desenvolvidos pela CBM são vencedores em suas categorias



Pelo segundo ano consecutivo, a Construtora Barbosa Mello (CBM) foi primeiro lugar no Prêmio SICEPOT de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), agora nas duas categorias: Gestão em SST e Métodos Criativos. A premiação aconteceu no dia 3 de maio, na sede do Sindicato da Indústria da Construção Pesada no Estado de Minas Gerais (SICEPOT MG), em Belo Horizonte, e contou com a presença de diretores e representantes de diversas empresas.


Na ocasião, o superintendente de obras da Barbosa Mello, Márcio André Coelho Reis, apresentou os trabalhos ganhadores: implantação do MOBNR e desenvolvimento da Proteção de Hélice de Perfurador de Solo Manual. Para ele, o reconhecimento demonstra o comprometimento de toda a equipe com a melhoria dos processos: “Ninguém melhor que os próprios colaboradores para apontar o que pode ser melhorado. Com seus conhecimentos aprofundados das atividades, eles podem propor ações efetivas que otimizem o trabalho”, afirma o superintendente.




Para o gerente de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS) da empresa, Geraldo Tanure, essa premiação é resultado do trabalho de colaboradores criativos e comprometidos, além de refletir o cuidado com a vida que orienta as ações da CBM. “Dia após dia, percebemos a difusão de um dos nossos valores inalienáveis: o espírito de dono, que transforma esses profissionais em protagonistas das mudanças nas obras e na Sede”, destaca o gestor.


Abaixo, confira os dois projetos da CBM ganhadores do Prêmio SICEPOT.


MOBNR – Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho

Responsáveis pela implantação da inovação: Carlos André Manduca (Técnico de Segurança do Trabalho), Deivisson Silva Fonseca (Técnico de Segurança do Trabalho), Felipe Daniel Paranhos (Engenheiro Produção), Luiz Vono Junior (Gerente de Contrato) e Rauliny Granato da Silva (Técnico de Segurança do Trabalho).

Obra de origem: Canalização do Rio Betim (MG - 2017).

O MOBNR é uma ferramenta de mercado, cuja licença foi contratada pela Construtora Barbosa Mello. Trata-se de um aplicativo (app) desenvolvido para aparelhos smartphone, tablet e computador, que agiliza a gestão de inspeções e desvios relacionados às normas regulamentadoras (NR). Toda gestão é interativa, traz o requisito violado, evidências, análise de causa, plano de ação e possibilita o envio de e-mails às partes interessadas. O aplicativo estima um valor de multas com base nos cálculos do Ministério do Trabalho, norteia a equipe para tomada de decisão mais rápida e mantém histórico dos desvios por setor.


Proteção de Hélice de Perfurador de Solo Manual – Métodos Criativos

Autor: Wilson Pereira de Castro (Encarregado de Manutenção e Mecânica).

Obra de origem: Edificações Complexo S11D - (PA - 2017).

Durante a utilização do perfurador de solos, foram identificados os riscos ergonômicos, contato do operador com a hélice, partes quentes e partículas provenientes da operação, podendo causar incidentes. Como o equipamento original de fábrica não tem proteção das partes móveis, a equipe da Barbosa Mello construiu as estruturas necessárias, que, além de eliminarem os riscos, facilitam o uso e transporte do equipamento, com ganhos de produtividade.