Notícias - Construtora Barbosa Mello tem nova turma de aprendizes

Continuidade do Programa Jovem Aprendiz garante experiência profissional a mais 12 adolescentes

  • Notícias - Construtora Barbosa Mello tem nova turma de aprendizes

Construtora Barbosa Mello tem nova turma de aprendizes


Continuidade do Programa Jovem Aprendiz garante experiência profissional a mais 12 adolescentes


 

Com o ciclo 2018/2019 do Programa Jovem Aprendiz na Sede da Construtora Barbosa Mello (CBM), outros 12 participantes se juntam aos mais de 600 jovens que tiveram uma trajetória de aprendizado profissional na empresa. “Acreditamos no poder transformador do trabalho e buscamos gerar experiências positivas para os jovens que iniciam a carreira”, afirma o coordenador de Recursos Humanos (RH) da CBM, Thiago Couto.


Durante o treinamento de integração, foram apresentadas a cultura e as diretrizes organizacionais, principais projetos e marcos históricos da empresa, que completa 60 anos em 2018. Para que a experiência dos jovens seja ainda mais rica, esta edição do Programa prevê a vivência profissional em mais de um setor, proporcionando o contato com rotinas diferenciadas a partir da passagem por equipes com escopos de trabalho diversos. A definição das áreas de atuação é feita com base no perfil dos jovens, na natureza das atividades dos setores e no interesse de cada aprendiz.


A analista de RH Ana Luísa Bicalho explica que o treinamento de integração contribui para nivelar conhecimentos entre os novos colaboradores, que chegam aos setores mais preparados, e para assimilarem as atividades do dia a dia. “Essa é também uma oportunidade de acolhimento dos profissionais, favorecendo seu engajamento nos processos e programas desenvolvidos pela CBM”, completa.


Conforme a legislação da aprendizagem, os participantes trabalharão na Construtora durante quatro dias da semana, em meio período, das 8h às 12h ou das 13h às 17h. No quinto dia, eles farão um curso de assistente administrativo na Rede Cidadã. O Programa terá duração de 16 meses, quando uma nova turma iniciará as atividades. Podem participar jovens de 16 a 18 anos, que estejam estudando ou tenham concluído o ensino médio.


Preparados para o mercado

Em maio, foi encerrado o ciclo 2017/2018 do Programa Jovem Aprendiz da Construtora Barbosa Mello. Petrus Santos, um dos participantes, destaca entre seus aprendizados as habilidades para o trabalho em equipe e a melhor convivência com os colegas no ambiente corporativo. A partir de agora, ele também se diz mais responsável e preparado para fazer sua gestão financeira.


Segundo pesquisa aplicada com os jovens ao final do programa, 100% acredita que essa vivência influencia positivamente o acesso a mais oportunidades de trabalho. A totalidade do grupo também indicaria a CBM para um profissional no mercado e tem interesse em fazer carreira na Construtora. Para dois dos participantes (18%), a efetivação na empresa ocorreu após iniciarem o ciclo 2017/2018.


Durante o encontro de fechamento, o gerente de Controladoria da CBM, Rodrigo Nepomuceno, compartilhou uma mensagem com os jovens a partir de sua própria carreira profissional: “meu primeiro emprego foi como aprendiz, o que me garantiu experiência e abriu portas. Acredito que essa é uma oportunidade única de inserção no mercado de trabalho”.