Notícias - Inclusão é tema de palestra na Construtora Barbosa Mello

Obra da CBM recebe palestra sobre respeito à diversidade, pluralidade de ideias e inclusão de pessoas com deficiência

  • Notícias - Inclusão é tema de palestra na Construtora Barbosa Mello

Inclusão é tema de palestra na Construtora Barbosa Mello


Obra da CBM recebe palestra sobre respeito à diversidade, pluralidade de ideias e inclusão de pessoas com deficiência

 “As diferenças não são um problema, mas um benefício para as empresas, que devem abordar o tema de forma positiva”. Com essas palavras, Carlos Wagner Guedes abriu a palestra Integrar, em uma das obras da Construtora Barbosa Mello (CBM), na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).  Com foco no respeito e inclusão de pessoas com deficiência, o encontro com a liderança da obra aconteceu no dia 25 de setembro.

 

Guedes é sociólogo, analista e técnico de projetos do Instituto Ester Assumpção, parceiro da CBM para o trabalho de inclusão de pessoas com deficiência, programa implantado na Sede e obras da empresa. De forma ampla, o palestrante tratou da necessidade de oportunidades iguais para todas as pessoas, sejam elas homens, mulheres, brancos, negros, deficientes ou não, livres de qualquer tratamento desrespeitoso.

 

Para isso, é necessário romper preconceitos e praticar a empatia, valorizando a singularidade de cada pessoa e sua experiência de vida. Segundo ele, é exatamente essa pluralidade que gera criatividade para resolução de problemas e promove inovação. “Essa criatividade só é possível se as questões forem vistas de diferentes pontos de vista e se as barreiras atitudinais (preconceitos) e arquitetônicas (falta de adaptação física) forem rompidas”, disse o sociólogo.

 

O palestrante apontou o papel dos líderes para fomento e fortalecimento da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, garantindo os recursos necessários para que todos possam desempenhar seu trabalho em pé de igualdade. Além de assegurar as adaptações, eles devem atuar também como mediadores de conflito e fazer a gestão do clima das equipes, deixando as regras claras.

 

O gerente de contrato da obra, Guilherme Bechara, reforçou o compromisso da Barbosa Mello de promover a inclusão e garantir direitos iguais às pessoas, que são contratadas mediante competência técnica. “Precisamos respeitar os profissionais, tratá-los bem, oferecer a eles um ambiente de trabalho adequado e acolhedor”, finalizou o gestor.