Notícias - Programa de Estágio CBM é tema de palestra no Ibmec

Equipe da Barbosa Mello apresentou o programa e desafios do mercado de trabalho para os alunos

  • Notícias - Programa de Estágio CBM é tema de palestra no Ibmec

Programa de Estágio CBM é tema de palestra no Ibmec


Equipe da Barbosa Mello apresentou o programa e desafios do mercado de trabalho para os alunos



Construir uma trajetória profissional bem-sucedida, da universidade à contratação, requer qualificação, perseverança, visão estratégica e disposição para aprender. Para desvendar um pouco desse cenário complexo, a Construtora Barbosa Mello (CBM) promoveu uma palestra para alunos da Faculdade Ibmec, em Belo Horizonte (MG). Em pauta, o Programa de Estágio da Construtora e os desafios do mercado de trabalho.


Conduzida pelo coordenador de Recursos Humanos da empresa, Thiago Couto, a apresentação reuniu informações sobre o programa, que proporciona vivências aos estagiários na Sede (BH) e nas obras (em diferentes regiões do Brasil). Segundo ele, o objetivo é formar os estudantes em todos os processos da Construtora, preparando para que sigam a trilha de carreira CBM. “A iniciativa conta com a participação ativa da Diretoria, que percebe a oportunidade de formação de novos profissionais alinhados aos valores da Barbosa Mello”, explicou Couto.


Para a analista de Carreiras do Ibmec, Luana Torres, a visita foi proveitosa. “A Barbosa Mello esclareceu quanto às oportunidades de carreira na empresa, apresentando em detalhes as possibilidades nas diversas áreas, além da engenharia”, afirmou a analista.


Hoje, a Construtora Barbosa Mello conta com 20 estagiários, de diferentes áreas de formação e instituições de ensino. O programa traz um mapa de desenvolvimento, que envolve treinamentos técnicos e comportamentais, reuniões programadas com o presidente, diretores e gerentes para troca de conhecimentos. O roteiro envolve também visitas aos canteiros de obras para entender o negócio da empresa e a aplicação da gestão feita na Sede. Durante todo o processo, os estagiários são acompanhados de perto por profissionais de suas áreas.


Realização profissional




Durante a palestra, realizada em fevereiro, também foram apresentadas informações institucionais: história da empresa, áreas de atuação, diferenciais competitivos e as etapas do negócio, desde os contatos comerciais, levantamento de custos, elaboração da proposta até a execução da obra.


O analista comercial da CBM, Flávio Cardoso, efetivado há pouco mais de um ano, após seu estágio na área, compartilhou com os estudantes alguns aprendizados. “Além de responsabilidade, compromisso com prazos e qualidade, o mercado de trabalho exige também competências e habilidades. Encontrei na Barbosa Mello a oportunidade de crescer e me desenvolver pessoal e profissionalmente em diversos aspectos relevantes para minha carreira”, relatou.


Outro caso é o de Letícia Resende, antiga estagiária de Recursos Humanos e hoje assistente da área. Letícia apresentou para os alunos do Ibmec um pouco da sua experiência na CBM. Durante o Programa, a psicóloga pôde colocar em prática aprendizados da faculdade e agregar à empresa os conceitos e teorias aprendidos. Pelo roteiro, ela visitou o escritório, os alojamentos e as frentes de serviço da Obra de Modernização da Ferrovia Rumo, no interior de São Paulo.


A palestra contou com a presença de aproximadamente 40 alunos, dos quais 88% avaliaram com nota máxima o encontro. Uma das alunas escreveu: “Evento bastante esclarecedor, processo de estágio muito bem coordenado e orientado, palestra muito agradável.”




CBM na sua faculdade

A Construtora Barbosa Mello realizará esta palestra em outras universidades de Minas Gerais. Caso você tenha interesse, entre em contato pelo telefone (31) 3490-3600 ou pelo e-mail faleconosco@cbmsa.com.br. Para conhecer as oportunidades de estágio na companhia, acesse: www.cbmsa.com.br, seção Trabalhe Conosco.