Notícias - Sistema de Gestão Integrado é diferencial da Barbosa Mello

CBM consolida Sistema de Gestão de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança reconhecido pelo mercado

  • Notícias - Sistema de Gestão Integrado é diferencial da Barbosa Mello

Sistema de Gestão Integrado é diferencial da Barbosa Mello


CBM consolida Sistema de Gestão de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança reconhecido pelo mercado

Com ferramentas de gestão e práticas alinhadas à legislação vigente e aos padrões internacionais, a Construtora Barbosa Mello fortalece uma cultura de trabalho focada na preservação da vida e no desenvolvimento sustentável. Para isso, a empresa conta com uma liderança engajada e um Sistema de Gestão Integrado (SGI) que viabiliza a padronização de normas e procedimentos internos.


A maturidade do SGI foi um dos destaques da auditoria de manutenção das certificações ISO 14001:2015 – Meio Ambiente e OHSAS 18001:2007 – Saúde e Segurança Ocupacional, realizada em maio de 2018. Segundo os profissionais que conduziram o processo pela DNVGL, o monitoramento continuado dos indicadores permite à CBM evoluir para um próximo patamar: a identificação de tendências a partir do histórico da própria empresa.


Mesmo em conformidade com as metas legais, mudanças nos resultados podem indicar a necessidade de campanhas de conscientização e reforço sobre um tema específico, por exemplo. Assim, a Construtora pode se antecipar e realizar ações preventivas antes mesmo de uma alteração negativa em seus índices.




Visão unificada


Também é fator determinante de sucesso o envolvimento da alta direção na implantação do SGI de forma alinhada às diretrizes estratégicas. Para que toda a empresa esteja em consonância com os parâmetros de gestão, a plataforma de comunicação da empresa difunde continuamente informações qualificadas e atualizadas, inclusive ajudando na repercussão de lições aprendidas.


“Com o Sistema de Gestão Integrado, podemos garantir que todos as obras da CBM têm a mesma infraestrutura e estão preparadas para identificar quaisquer aspectos de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança Ocupacional”, afirma o gerente de QSMS da Construtora, Geraldo Tanure. De acordo com ele, a empresa segue atenta às novidades na área e já atualizou suas práticas conforme a ISO 45001:2018 – Sistema de Gestão da Saúde e Segurança Ocupacional, publicada em março de 2018 e que substituirá a OHSAS 18001:2007. “Buscaremos a certificação assim que estiver disponível no mercado”, antecipa.