Notícias - Um marco: Construtora Barbosa Mello completa 60 anos

Projetos realizados pela empresa nas últimas seis décadas contribuíram para o desenvolvimento do Brasil

  • Notícias - Um marco: Construtora Barbosa Mello completa 60 anos

Um marco: Construtora Barbosa Mello completa 60 anos


Projetos realizados pela empresa nas últimas seis décadas contribuíram para o desenvolvimento do Brasil



A Construtora Barbosa Mello (CBM) completou 60 anos de história. Durante esse período, a empresa passou por diversas transformações e consolidou sua atuação em todo o Brasil. Entre as primeiras atuações da companhia, destacam-se a terraplenagem e pavimentação da BR-267, em Belo Horizonte, Minas Gerias.


Um desdobramento da Construtora Barbosa Mello Scarpelli, a CBM iniciou suas atividades em 1958 e, logo em sua primeira década de operação, avançou com seus trabalhos para outros estados, na época com obras viárias no Rio Grande do Sul.


Com o passar dos anos, a empresa se especializou em soluções de engenharia e construção em todas as regiões do país, atuando com destaque no regime EPC (Engineering, Procurement and Construction) – modalidade de contrato que compreende o conjunto completo de obrigações do contratado, desde o projeto até a supervisão, incluindo suprimentos e execução. Além disso, possui experiência em cinco setores da infraestrutura: Indústria, Transporte e Logística, Energia, Infraestrutura Social e Saneamento e Recursos Hídricos.


Somada ao reconhecimento de mercado pela qualidade e confiabilidade do trabalho, a CBM tem como diferenciais sua solidez financeira, uma estratégia integrada de recursos técnicos e humanos, além de ações estruturadas em sustentabilidade e compliance.


Atuação Múltipla


No setor de Indústria, a empresa tem projetos relacionados a edificação, mineração, siderurgia, papel, celulose e fertilizantes. Um dos destaques é a atuação no maior projeto de mineração do mundo, o Complexo S11D, da Vale, em Canaã dos Carajás (PA), com obras de estrada, implantação de todos os acessos internos, dos escritórios, alojamentos, do Transportador de Correias de Longa Distância (TCLD), do sistema Truckless, pré-stripping, entre outros.


Já no setor de Transporte e Logística, a CBM tem, em sua trajetória, obras de ferrovia, rodovia e aeroporto. São projetos grandiosos realizados pela companhia, como a duplicação e restauração da Linha Verde (MG-10), em Belo Horizonte, e a Rodovia LMG-800, para acesso ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves (MG); a manutenção de infraestrutura e superestrutura ferroviária da Rumo Logística (SP) e as obras do Porto Alegre Airport (RS), essas últimas por meio dos consórcios Uchoa e HTBM, respectivamente.


A empresa também atua no setor de Energia, que abrange obras relacionadas a óleo e gás, produção e transmissão de energia renovável, hidrelétrica, termoelétrica e usina eólica. Entre os projetos da Construtora, destacam-se a implantação de subestações elétricas, redes de alimentação e distribuição de energia no Projeto Santa Rita da Mirabela Mineração do Brasil, em Itagiba (BA), e a implantação de 128 km do Gasoduto do Vale do Aço (MG), da Companhia de Gás de Minas Gerais – Gasmig.


Infraestrutura Social também é um segmento importante para a CBM, com obras que contribuem com a qualidade de vida da população e a consolidação da infraestrutura urbana, como o Centro de Feiras e Exposições – Expominas, do Governo de Minas Gerais. Esse setor contempla iniciativas ligadas às categorias equipamento público, estádio e hospital.


Em seus 60 anos, a empresa também focou em trabalhos no setor de Saneamento e Recursos Hídricos, que engloba projetos integrados de água, esgoto, barragem, canais e macrodrenagem. Entre os destaques estão as obras de barragens em todo o Brasil, das avenidas sanitárias, canalização do Rio Betim e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), todos na cidade de Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).


Reconhecimentos


No ano em que completa suas seis décadas, a Barbosa Mello também conquistou a certificação ISO 37001:2016 (antissuborno) e a atestação ISO 19600:2014 (compliance), além de receber o prêmio Best Place to Work, da Infojobs, ocupando a 16ª posição no ranking das empresas de grande porte. A premiação considera avaliações realizadas espontaneamente por colaboradores e ex-colaboradores, entre 1º de janeiro de 2017 e 30 de abril de 2018.


Esse reconhecimento vem ao encontro de um dos pilares de gestão da CBM: a valorização das pessoas. Isso significa que a empresa oferece as melhores condições de trabalho, capacitação, benefícios e segurança a seus colaboradores.


O trabalho ético, responsável e de excelência é outra marca da CBM. Com o Programa de Integridade, lançado em 2014, a companhia estabeleceu mecanismos para prevenir, detectar e monitorar riscos, além de corrigir os desvios em relação aos seus valores e a legislação.


Outro pilar importante da empresa é a sustentabilidade, que agrega as iniciativas para a construção de um legado nas comunidades em que atua. Em consonância com sua missão de ser agente de transformação do bem-estar da sociedade, a Construtora assumiu publicamente compromissos com os principais pactos praticados no mercado e reconhecidos pela sociedade. Destacam-se o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção (Empresa Limpa), o Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo, o Pacto Global da ONU, entre outros compromissos da CBM para contribuir com a construção de um ambiente de negócios no país mais íntegro e respeitoso.