SUSTENTABILIDADE

Promovendo o diálogo ético e transparente

  • Quem somos

  • /
  • Gestão

  • /
  • Sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE

A Construtora Barbosa Mello (CBM) acredita que o desenvolvimento sustentável acontece quando o sucesso da empresa está conectado à geração de valor para os diversos públicos com os quais se relaciona nos seus processos e operações.

 

A estratégia de sustentabilidade da CBM tem como principal objetivo promover, de forma sistêmica e estruturada, iniciativas alinhadas à cultura e valores da empresa, que contribuam no longo prazo com seu crescimento e com o desenvolvimento econômico, social e ambiental das regiões onde atua.

 

Sustentabilidade não se faz sozinho. Contamos com a parceria dos colaboradores, fornecedores, comunidades, clientes, governo, parceiros de negócio e outros públicos que, juntos, tornam possível a realização ética e sustentável dos negócios.

 

Todos os elos devem considerar o impacto de suas atividades na sociedade e no meio ambiente. Todos, de diferentes formas, carregam um pouco da marca CBM e são responsáveis pela imagem e reputação do nosso negócio.

 

Desta forma, a CBM está constantemente buscando a melhoria e inovação dos seus processos e diretrizes, que refletem aquilo em que acreditamos e incentivamos, visando a transparência e coerência entre o discurso e a prática.

Veja mais:

Compromissos Assumidos pela CBM

A Construtora Barbosa Mello (CBM), comprometida com a sua missão de ser agente de transformação do bem-estar da sociedade, assumiu publicamente e voluntariamente compromisso com os principais acordos e pactos praticados no mercado e reconhecidos pela sociedade, no que tange à compliance, sustentabilidade e responsabilidade social empresarial.

 

Essa iniciativa reforça para todos os stakeholders qual é a posição da CBM e de toda a sua equipe, diante desses temas e integra a empresa a um importante grupo, que acredita e promove, dia a dia, o desenvolvimento sustentável em seus negócios. Conheça os pactos já assinados pela CBM:

 

Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção – Empresa Limpa: une empresas com o objetivo de promover um mercado mais íntegro e ético e erradicar o suborno e a corrupção. Veja mais.


Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo: acordo para afastar qualquer possibilidade de uso de mão de obra escrava na cadeia produtiva. Veja mais.




Pacto Global da ONU: mobiliza internacionalmente práticas de negócios voltadas a valores fundamentais de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Veja mais.




Empresa associada ao Instituto Ethos: maior rede de empresas para o desenvolvimento sustentável da América Latina, participando de espaços de diálogo e de construção de políticas públicas nos temas. Veja mais.



Programa Integrar CBM

A promoção da diversidade vai além do cumprimento da legislação. Ciente de sua responsabilidade social, a Construtora Barbosa Mello (CBM) desenvolve o Programa Integrar, com o objetivo de promover a inclusão e desenvolvimento das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, gerando riquezas para a comunidade e promovendo uma transformação na realidade destas pessoas.

 

O programa está apoiado nos pilares legislação, responsabilidade social, comunicação & treinamento. Assim, mais do que gerar emprego, ele visa proporcionar às pessoas com deficiência um ambiente acolhedor e acessível. Para alcançar esse objetivo, todos os colaboradores são constantemente treinados, as instalações da empresa passam por adaptações e são vistoriadas frequentemente, com o acompanhamento de uma equipe de trabalho.

 

É um tema presente e que já faz parte da cultura da empresa. Além da contratação regular de pessoas com deficiência, ação prevista na Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, a Construtora Barbosa Mello é parceira de instituições sociais ligadas ao tema, como o Instituto Ester Assumpção e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), todas em Minas Gerais.

        

Instituto Ester Assumpção

A CBM é parceira do Instituto Ester Assumpção desde julho de 2014. A instituição sem fins lucrativos foi fundada em 1987 na cidade de Betim (MG). Seu objetivo é contribuir com a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde a diversidade seja aceita e respeitada na sua integralidade. Assim, oferece capacitação para pessoas com deficiência a fim de que alcancem a autossuficiência e desenvolvam plenamente o papel de cidadão.

 

APAE

Desde 2009, a CBM é parceira das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Curvelo, Itabira e Raposos, cidades mineiras. Unidos, pais, amigos, empresas e pessoas com deficiência intelectual e múltipla buscam construir uma sociedade mais justa e igualitária. As instituições são referências nas áreas de assistência social, promoção da saúde, formação escolar e preparação para o trabalho.

Programa Aceleração da Escolaridade

A melhoria da educação é um grande desafio do país. Nas localidades em que atuamos, temos a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento humano das pessoas com as quais nos relacionamos. O Programa Aceleração da Escolaridade tem por objetivo oferecer aos colaboradores das obras aulas de alfabetização e a oportunidade de concluírem seus estudos dentro da educação básica. Desde a sua implantação, foram atendidas comunidades nos estados do Pará e Minas Gerais.


Formatura dos colaboradores das obras em Canaã dos Carajás, Pará, ano de 2016.



Formatura dos colaboradores da obra em Itabira, MG, ano de 2014.

Instituições Apoiadas

O desenvolvimento social se constrói por meio de uma rede de parcerias. A CBM visa potencializar o impacto social positivo, por meio de investimentos em instituições filantrópicas e de promoção social, que realizam projetos de transformação nas comunidades onde atuam.

 

As instituições apoiadas pela CBM são: Associação das Voluntárias da Santa Casa (AVOSC), Fundação Inimá de Paula, Associação de Promoção Humana Divina Providência, Associação de Resgate da Dignidade Humana Providência Divina, Associação de Proteção à Infância de Santa Luzia, Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), Obras Sociais Nossa Senhora do Morro e Obras Sociais da Pampulha. Abaixo, foto de reunião realizada com representantes das associações, em novembro de 2017, na Sede da CBM.