RESPONSABILIDADE SOCIAL

Promovendo o diálogo ético e transparente

  • Home

  • /
  • Grupo

  • /
  • Gestão

  • /
  • Responsabilidade Social

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A razão de ser da empresa é a busca de resultados pelo trabalho, de forma a transformar o cenário presente (atual) em um cenário desejado. Os resultados são de sobrevivência (imagem, produtividade e rentabilidade com liquidez), crescimento (formação permanente de novos líderes, autodesenvolvimento, inovações e formação de patrimônio) e sustentabilidade (quando o retorno aos acionistas são crescentes, sem a intervenção do capital próprio, ou seja, a empresa se autofinancia moralmente, intelectualmente e materialmente).

 

A responsabilidade empresarial é a responsabilidade social de cada líder, que consiste em:

  • Satisfazer o cliente com serviços que resultem na melhoria da qualidade de vida das comunidades em que se encontra;
  • Contribuir para o desenvolvimento social, econômico, tecnológico e empresarial das comunidades;
  • Criar oportunidades de trabalho e desenvolvimento para as pessoas, mediante reinvestimento dos resultados gerados pelos próprios negócios;
  • Gerar riquezas através da arrecadação de impostos e encargos;
  • Assegurar respeito permanente ao meio ambiente, em seus negócios.

 

Neste sentido, a empresa acredita que possui papel fundamental na melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores e das comunidades em que está inserida, buscando gerar valor de forma contínua para quem está próximo, construindo relações éticas e sustentáveis.

 

Assim, as relações da empresa com a sociedade têm como base:

  • Inclusão social de pessoas com deficiência, através do Programa Integrar;
  • Promoção da educação básica e da qualificação profissional, através do Programa Aceleração da Escolaridade;
  • Diálogo ético e transparente com as comunidades, promovendo assistência social a entidades;
  • Promoção do diálogo, da cooperação e do comprometimento, por meio do desenvolvimento contínuo das lideranças, formando líderes sustentáveis.

PROGRAMA INTEGRAR CBM

Ciente de sua responsabilidade social, a Construtora Barbosa Mello (CBM) desenvolve o Programa Integrar, com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência. O programa foi lançado em maio de 2017, na Sede e Obras CBM, em referência ao Dia do Trabalhador (1º de Maio).

“Este programa vai ao encontro da missão da nossa empresa, que é transformar o bem-estar da sociedade, com soluções sustentáveis de engenharia”, explica o presidente da CBM, Guilherme Moreira Teixeira. Segundo ele, a oferta de emprego para pessoas com deficiência gera riquezas para a comunidade e promove uma transformação na realidade destas pessoas.

O programa está apoiado nos pilares legislação, responsabilidade social e comunicação & treinamento. Assim, mais do que gerar emprego, ele visa proporcionar às pessoas com deficiência um ambiente acolhedor e acessível. Para alcançar esse objetivo, todos os colaboradores são constantemente treinados, as instalações da empresa passam por adaptações e são vistoriadas frequentemente, com o acompanhamento de uma equipe de trabalho.

É um tema presente e que já faz parte da cultura da empresa. Além da contratação regular de pessoas com deficiência, ação prevista na Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, a Construtora Barbosa Mello é parceira de instituições sociais ligadas ao tema, como o Instituto Ester Assumpção e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), todas em Minas Gerais.

Instituto Ester Assumpção

A Construtora Barbosa Mello é parceira do Instituto Ester Assumpção desde julho de 2014. É uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1987, na cidade de Betim (MG). Seu objetivo é contribuir com a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde a diversidade seja aceita e respeitada na sua integralidade. Assim, oferece capacitação para pessoas com deficiência a fim de que alcancem a autossuficiência e desenvolvam plenamente o papel de cidadão.

APAE

Desde 2009, a CBM é parceira das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Curvelo, Itabira e Raposos, cidades mineiras. Unidos, pais, amigos, empresas e pessoas com deficiência intelectual e múltipla buscam construir uma sociedade mais justa e igualitária. As instituições são referências nas áreas de assistência social, promoção da saúde, formação escolar e preparação para o trabalho.

 

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DA ESCOLARIDADE

O Programa tem por objetivo oferecer aos colaboradores das obras a oportunidade de serem alfabetizados ou de concluírem seus estudos. Desde a sua implantação, o programa tem atendido as comunidades das localidades onde a empresa tem trabalhado, como no Pará e em Minas Gerais.

 

ASSISTÊNCIA SOCIAL A ENTIDADES

No intuito de promover ações sociais junto a entidades filantrópicas e de promoção social, mantêm-se o relacionamento ético, investindo em projetos que atendam às expectativas de todos os públicos com os quais a empresa se relaciona. Participam dessas ações: Associação das Voluntárias da Santa Casa (AVOSC), Associação de Promoção Humana Divina Providência, Associação de Proteção à Infância de Santa Luzia, Obras Sociais Nossa Senhora do Morro e Obras Sociais da Pampulha.

Programa de Aceleração da Escolaridade do Consórcio TKL
Associação das Voluntárias Santa Casa
Associacao de Protecao a Infancia Santa Luzia
Programa de Aceleração da Escolaridade do Consórcio TKL
Programa de Aceleração da Escolaridade do Consórcio TKL
Programa de Acelerac?a?o da Escolaridade Itabira
Programa de Aceleração da Escolaridade Obra Salobo 2013
Obras Sociais da Pampulha
Programa Integrar CBM - Inclusão de Pessoas com Deficiência