SUSTENTABILIDADE

Promovendo o diálogo ético e transparente

  • Quem somos

  • /
  • Gestão

  • /
  • Sustentabilidade

SUSTENTABILIDADE

A Construtora Barbosa Mello (CBM) acredita que o desenvolvimento sustentável acontece quando o sucesso da empresa está conectado à geração de valor para os diversos públicos com os quais se relaciona nos seus processos e operações.

 

A estratégia de sustentabilidade da CBM tem como principal objetivo promover, de forma sistêmica e estruturada, iniciativas alinhadas à cultura e valores da empresa, que contribuam no longo prazo com seu crescimento e com o desenvolvimento econômico, social e ambiental das regiões onde atua.

 

Sustentabilidade não se faz sozinho. Contamos com a parceria dos colaboradores, fornecedores, comunidades, clientes, governo, parceiros de negócio e outros públicos que, juntos, tornam possível a realização ética e sustentável dos negócios.

 

Todos os elos devem considerar o impacto de suas atividades na sociedade e no meio ambiente. Todos, de diferentes formas, carregam um pouco da marca CBM e são responsáveis pela imagem e reputação do nosso negócio.

 

Desta forma, a CBM está constantemente buscando a melhoria e inovação dos seus processos e diretrizes, que refletem aquilo em que acreditamos e incentivamos, visando a transparência e coerência entre o discurso e a prática.

Veja mais:

Compromissos Assumidos pela CBM

A Construtora Barbosa Mello (CBM), comprometida com a sua missão de ser agente de transformação do bem-estar da sociedade, assumiu publicamente e voluntariamente compromisso com os principais acordos e pactos praticados no mercado e reconhecidos pela sociedade, no que tange à compliance, sustentabilidade e responsabilidade social empresarial.

 

Essa iniciativa reforça para todos os stakeholders qual é a posição da CBM e de toda a sua equipe, diante desses temas e integra a empresa a um importante grupo, que acredita e promove, dia a dia, o desenvolvimento sustentável em seus negócios. Conheça os pactos já assinados pela CBM:

 

Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção – Empresa Limpa: une empresas com o objetivo de promover um mercado mais íntegro e ético e erradicar o suborno e a corrupção. Veja mais.


Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo: acordo para afastar qualquer possibilidade de uso de mão de obra escrava na cadeia produtiva. Veja mais.




Pacto Global da ONU: mobiliza internacionalmente práticas de negócios voltadas a valores fundamentais de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Veja mais.



Empresa associada ao Instituto Ethos: maior rede de empresas para o desenvolvimento sustentável da América Latina, participando de espaços de diálogo e de construção de políticas públicas nos temas. Veja mais.




Programa Na Mão Certa: O Pacto Empresarial Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Brasileiras é a espinha dorsal do programa. São seis compromissos, que marcam uma aliança entre as empresas, na busca de um objetivo comum, acabar com a exploração sexual de crianças e adolescentes. Veja mais.



Programa Integrar CBM

A promoção da diversidade vai além do cumprimento da legislação. Ciente de sua responsabilidade social, a Construtora Barbosa Mello (CBM) desenvolve o Programa Integrar, com o objetivo de promover a inclusão e desenvolvimento das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, gerando riquezas para a comunidade e promovendo uma transformação na realidade destas pessoas.

 

O programa está apoiado nos pilares legislação, responsabilidade social, comunicação & treinamento. Assim, mais do que gerar emprego, ele visa proporcionar às pessoas com deficiência um ambiente acolhedor e acessível. Para alcançar esse objetivo, todos os colaboradores são constantemente treinados, as instalações da empresa passam por adaptações e são vistoriadas frequentemente, com o acompanhamento de uma equipe de trabalho.

 

É um tema presente e que já faz parte da cultura da empresa. Além da contratação regular de pessoas com deficiência, ação prevista na Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, a Construtora Barbosa Mello é parceira de instituições sociais ligadas ao tema, como o Instituto Ester Assumpção e as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), todas em Minas Gerais.

        

Instituto Ester Assumpção

A CBM é parceira do Instituto Ester Assumpção desde julho de 2014. A instituição sem fins lucrativos foi fundada em 1987 na cidade de Betim (MG). Seu objetivo é contribuir com a construção de uma sociedade mais inclusiva, onde a diversidade seja aceita e respeitada na sua integralidade. Assim, oferece capacitação para pessoas com deficiência a fim de que alcancem a autossuficiência e desenvolvam plenamente o papel de cidadão.

 

APAE

Desde 2009, a CBM é parceira das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Curvelo, Itabira e Raposos, cidades mineiras. Unidos, pais, amigos, empresas e pessoas com deficiência intelectual e múltipla buscam construir uma sociedade mais justa e igualitária. As instituições são referências nas áreas de assistência social, promoção da saúde, formação escolar e preparação para o trabalho.

Programa Aceleração da Escolaridade

A melhoria da educação é um grande desafio do país. Nas localidades em que atuamos, temos a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento humano das pessoas com as quais nos relacionamos. O Programa Aceleração da Escolaridade tem por objetivo oferecer aos colaboradores das obras aulas de alfabetização e a oportunidade de concluírem seus estudos dentro da educação básica. Desde a sua implantação, foram atendidas comunidades nos estados do Pará e Minas Gerais.


Formatura dos colaboradores das obras em Canaã dos Carajás, Pará, ano de 2016.



Formatura dos colaboradores da obra em Itabira, MG, ano de 2014.

Instituições Apoiadas

O desenvolvimento social se constrói por meio de uma rede de parcerias. A CBM visa potencializar o impacto social positivo, por meio de investimentos em instituições filantrópicas e de promoção social, que realizam projetos de transformação nas comunidades onde atuam. As instituições apoiadas pela CBM são:


Associação das Voluntárias da Santa Casa - AVOSC. Belo Horizonte/MG (CNPJ 17.508.888/0001-70)

Associação de Promoção Humana Divina Providência. Santa Luzia/MG (CNPJ 00.981.069/0001-43)

Associação de Resgate da Dignidade Humana Providência Divina. Belo Horizonte/MG (CNPJ 22.643.399/0001-61)

Associação de Proteção à Infância de Santa Luzia - Inst. São Jerônimo. Santa Luzia/MG (CNPJ 24.427.155/0001-77) 

Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas - ADCE. Belo Horizonte/MG (CNPJ 09.091.522/0001-10)

Fundação Inimá de Paula. Belo Horizonte/MG (CNPJ 02.779.043/0001-42)

Obras Sociais da Pampulha. Belo Horizonte/MG (CNPJ 16.888.174/0001-72)

Obras Sociais Nossa Senhora do Morro. Belo Horizonte/MG (CNPJ 23.201.502/0001-86) 


Abaixo, foto de reunião realizada com representantes das associações, em novembro de 2017, na Sede da CBM.


Relatório de Sustentabilidade

 

A atuação sustentável sempre foi um valor da Construtora Barbosa Mello em suas seis décadas de história e tem sido reforçada nos últimos anos devido às profundas transformações do setor da construção no país. No Relatório de Sustentabilidade, são apresentados os aspectos mais relevantes do desempenho da empresa entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2017 e do gerenciamento dos impactos econômicos, ambientais e sociais de suas atividades. 

 

O relato segue a norma GRI Standards, em sua versão essencial. A Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização cujas normas são adotadas por empresas e instituições em todo o mundo, permitindo comparar a evolução dos indicadores de desempenho da empresa nos campos econômico, ambiental e social, e desta com outras organizações.

 

Boa leitura!

 

 


Preencha o Questionario




Compliance
Políticas públicas/regulamentações do setor
Inovação
Ecoeficiência
Saúde e segurança
Qualificação de mão de obra
Direitos humanos nas obras e cadeia de valor
Desenvolvimento sustentável das comunidades
Suprimentos


Compliance
Políticas públicas/regulamentações do setor
Inovação
Ecoeficiência
Saúde e segurança
Qualificação de mão de obra
Direitos humanos nas obras e cadeia de valor
Desenvolvimento sustentável das comunidades
Suprimentos




Sim
Não